Projeto contra desperdício na indústria de pescado

0 comentários


fonte: acessenoticias


SÃO PAULO (FAPESP) – De acordo com pesquisa realizada em 2010 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano são desperdiçadas no mundo, o que equivale a um terço do total produzido pela indústria alimentícia.

Participe da Hora do Planeta!

0 comentários


Hoje, 31 de março, entre as 20:30h e as 21:30h, acontecerá a Hora do Planeta 2012. A ação é um ato simbólico promovido pela ong internacional World Wildlife Fund-WWF, que tem seu braço em nosso território, a WWF-Brasil. Desse ato participam governos,empresas e a população ao redor do mundo.
O objetivo é demonstrar a preocupação com o aquecimento global e, para isso, devem ser apagadas todas as luzes da casa, empresa, repartição ou outro local que participar desse gesto em prol do meio ambiente e do planeta! Em 2011 mais de um bilhão de pessoas participarão em todo o mundo.
Participe você também. Hoje a noite, apague todas as luzes entre as 20:30h e 21:30h. Contribua com 60 minutos de apoio a essa causa que pode ajudar a mudar os rumos do nosso planeta e da continuidade de todos os seres vivos, incluindo nós, humanos.
 *Materia também publicada, pelo mesmo autor, em www.meioemfoco.blogspot.com

Ministério da Pesca e Aquicultura investe R$ 25 milhões em projetos de pesquisa

0 comentários



O Ministério da Pesca e Aquicultura em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, suas agências de fomento (Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq), e os Fundos Setoriais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, lançam três editais de pesquisa para subsidiar a estruturação da Pesca e Aquicultura no país.
Os três editais totalizarão um investimento no valor de R$ 25 milhões, a serem utilizados em projetos de pesquisa que visem: ao ordenamento sustentável da aquicultura em águas sob domínio da União; à formação de recursos humanos nas áreas da pesca e aquicultura; e ao apoio à implantação, modernização e recuperação de infraestrutura física, bem como a aquisição de equipamentos em Instituições Científica e Tecnológica com atuação direta em pesca e aqüicultura.

MPA defende desoneração fiscal para alavancar produção nacional de pescado

0 comentários



Na manhã da última quarta-feira (28), o ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, se encontrou com representantes do setor pesqueiro nacional, em Brasília, para detalhar e completar informações que possam fundamentar, junto ao Ministério da Fazenda, a desoneração da cadeia produtiva do pescado. Estas informações consolidadas serão encaminhadas pessoalmente nos próximos dias aos especialistas do Ministério da Fazenda, pelo secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Átila Maia.
Crivella entende que os diferentes setores ligados ao setor produtivo do pescado, como indústrias de ração e de beneficiamento, bem como de equipamentos especializados, devem ser beneficiados com isenções fiscais e outros incentivos, a exemplo do que ocorre em outros segmentos da economia. As medidas fariam parte do programa Brasil Maior, de incentivo ao crescimento econômico, da presidenta Dilma.

Considerado um berçário de espécies, os manguezais são responsáveis por 30% da proteína animal consumida no Brasil

0 comentários

caranguejo ucá no Porto dos tatus-Pi (meio norte)


Produção nacional de peixe deverá chegar a 5 mil ton. em cinco anos

0 comentários

Produção nacional de peixe deverá chegar a 5 mi de t em cinco anos

Vacinação de tilápia

0 comentários


Principal arma contra doença que causa a mortalidade de peixes adultos, elevando a produtividade
Imagem
Imagem: Reprodução | Diário do Nordeste 

Pássaro ‘não se importa’ com aviso em placa e pesca em local proibido

0 comentários














 Um martim-pescador, ave também conhecida como pica-peixe (Ceryle torquata), foi “flagrado” por um fotógrafo do Reino Unido “pescando em local proibido”.
A cena engraçada mostra o pássaro lutando com um pequeno peixe na boca, bem em cima de uma placa onde se lê o aviso de proibição. Claro que ele não se importou com o que estava escrito ali.
A imagem foi feita por Dean Mason, nas proximidades do Rio Stour, em Wirborne, na Inglaterra. Ele disse ao jornal britânico “Daily Mail” que costuma frequentar o local há cerca de seis anos, mas que era a primeira vez que via de perto um martim-pescador em ação.
http://g1.globo.com

Se agimos de forma sustentável não teremos problemas com a pesca

0 comentários




Em menos de um mês na Pesca, Crivella já mexe em secretarias do ministério

0 comentários




Crivella também está substituindo profissionais em cargos comissionados e quer marcar presença no Rio (Antonio Cruz/ABr)
Crivella também está substituindo profissionais em cargos comissionados e quer marcar presença no Rio

Sistemas de produção de peixes

0 comentários




Pesqueiro que sumiu no tsunami do Japão reaparece no mar do Canadá

0 comentários



Embarcação foi avistada por tripulação em patrulha aérea rotineira.
Barco foi achado na costa de Haida Gwaii, perto de Columbia Britânica.


Barco pesqueiro japonês, que estava no Oceano Pacífico quando desapareceu após o tsunami de março de 2011, foi visto pela tripulação de um avião de patrulha rotineira no dia 20 de março na costa de Haida Gwaii, Canadá   (Foto: AP)


Barco pesqueiro japonês, que estava no Oceano Pacífico quando desapareceu após o tsunami de março de 2011, foi visto pela tripulação de um avião de patrulha rotineira no dia 20 de março na costa de Haida Gwaii, Canadá (Foto: AP)
tópicos:

Encontro discute regulamentação da pesca esportiva no litoral brasileiro

0 comentários


A promoção foi do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).


http://www.pontadomadeiro.com.br 

Ver-O-Peso recebe 80 ton de peixe ao dia

0 comentários


fonte: trekearth


Inaugurado no dia 27 de Março de 1627, o Ver-O-Peso completa 385 anos, na próxima terça-feira (27). O mercado - o mais antigo e o maior entreposto comercial da Amazônia - é considerado a maior feira livre a céu aberto da América Latina. “O Ver-O-Peso continua tendo uma importância econômica gigantesca não só para a nossa capital, mas para todo o Estado do Pará”, afirma o economista Roberto Sena, diretor técnico do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), que divulgou nesta sexta-feira um estudo sobre a importância econômica do complexo.
Os numéricos do Ver-O-Peso impressionam. São 30 mil metros quadrados de área, onde trabalham cerca de 5 mil pessoas, distribuídas em 12 atividades comerciais espalhadas pelo Mercado de Peixe, Mercado de Carne, Feira da Alimentação e a Feira do Açaí.
A estimativa é de que por dia transitem através do Complexo entre 80 a 100 toneladas de pescado chegando a 160 toneladas por ocasião da Semana Santa. Entre 12 a 15 toneladas são comercializadas diariamente nos 66 talhos do próprio mercado. São 40 tipos diferentes de peixes de água doce e água salgada, “uma variedade de peixes inédita no Brasil e do mundo”, segundo Roberto Sena, que assina o estudo.
Além do peixe, também são comercializadas diariamente no mercado dezenas de outros produtos, como o açaí - 30 toneladas por ano - e a farinha de mandioca, que chega a 5 mil quilos por dia, com média de aproximadamente 100 toneladas ao ano. Além de 30 toneladas de hortaliças, legumes e produtos de granjas mensalmente e cerca de 10 mil maços de verdura por dia. Há ainda os vendedores de polpa de frutas, tucupi e da maniva.
Milhares de turistas passam pelo mercado todos os dias em busca de frutas da região, das famosas ervas medicinais e cheiros do Pará ou para uma simples foto, vindos de outros Estados e até de outros países.

Fonte: Diário do Pará

Peixe tilápia é principal atração de festival gastronômico na Bahia

0 comentários


Evento começa na segunda-feira (26) e se estende até o dia 16 de abril.

Receitas exclusivas serão montadas especialmente para o festival.


Prato feito com tilápia (Foto: Mar Aberto/Divulgação)
 (Foto: Mar Aberto/Divulgação)

Pescado nas escolas é saudável e deve ser mais competitivo, defende ministro em coletiva

0 comentários


Imagem 72peq

Dia Mundial da Água

0 comentários



Como despoluir os rios brasileiros?

Tema:Ecologia
Autor: EcoD



rio tietê 

fonte: InHabitat
  fonte: defensoresdanatureza.com.br


Nesta reportagem: 
Muitas cidades se desenvolveram em torno de grandes rios que pudessem suportar o crescimento da população. Mas, com o desenvolvimento desordenado e a busca por capital, a preservação das riquezas naturais foi deixada de lado, e muitos rios foram transformados em esgoto a céu aberto.

0 comentários



SPRING 5.1.8 disponível para download


Visite o site do SPRING e faça o download da nova versão do software:

http://www.dpi.inpe.br/spring/

Versão 5.1.7 Portable

Visite o blog Sadeck Geotecnologias (http://geotecnologias.wordpress.com/) e faça o download da versão do SPRING que pode ser executada direto do pendrive. 

Projeto da hidrovia do Parnaíba será licitado até 30 de março

0 comentários


Aquicultur​a no Brasil Hoje e o Papel do Pesquisado​r.

1 comentários

Por: Janaina Mitsue Kimpara – Pesquisadora da Embrapa Meio-Norte.

Muitos têm apostado no potencial da aquicultura na garantia do suprimento de proteína de boa qualidade, na redução de pobreza, na conservação de espécies ameaçadas de extinção, entre outros. O incentivo à produção aquícola foi até chamada de Revolução Azul, em analogia à Revolução Verde, que prometia aumentar a produtividade da agricultura na década de 50 do século passado.

Cooperativa de criação de peixes gera renda para produtores do Piauí

0 comentários

Câmeras foram instaladas nos tanques para divulgação dos produtos. Produtividade ultrapassa 300 toneladas de tilápia por ano. Do Globo Rural
Um projeto de criação de peixes no Piauí começa a dar resultados, gerando renda para dezenas de cooperados. Para melhorar as vendas e apresentar o produto em qualquer lugar, câmeras foram instaladas ao lado dos tanques, o que permite a visualização pela internet.