O maior animal do planeta



A fêmea da baleia-azul pode chegar a pesar 190 toneladas e medir 30 metros

Imagem
Imagem: Reprodução | Rank Brasil
A baleia-azul é o Maior animal do planeta. Na fase adulta, a fêmea chega a pesar 190 toneladas e a medir 30 metros de comprimento, enquanto o macho pode atingir 27 metros.

Com o nome científico Balaenoptera musculus e expectativa de vida de até 90 anos, é uma das espécies mais ameaçadas de extinção, apesar de diversas leis contra sua caça exploratória.

Estima-se que atualmente existam no máximo 1,5 mil exemplares em todo mundo. Além do risco humano, os filhotes sofrem com predadores do reino animal, como orcas e tubarões. Mamífero marinho, a baleia-azul pode habitar em todos os oceanos, embora faça migrações sazonais em busca de alimentos e também para fugir de águas mais quentes, já que prefere as águas mais frias.

De coloração cinza-azulada e manchas pálidas por toda extensão, o animal se alimenta de pequenos crustáceos, peixes e lulas, engolindo a presa inteira, sem mastigá-la: uma baleia adulta pode ingerir mais de três toneladas diariamente.


Respiração

Periodicamente o animal sobe à superfície para respirar, emitindo jatos d’água e vapor de até nove metros de altura, por uma pequena aleta (abertura). Desta forma, armazena grande quantidade de ar em seus pulmões, chegando a cinco mil litros.


Reprodução

A baleia-azul atinge a maturidade sexual entre sete e oito anos. A gestação vai de 11 a 12 meses e o animal cria apenas um filhote, com cerca de sete metros de comprimento e aproximadamente 2,5 toneladas. A amamentação dura sete meses, quando o filhote passa a ter 13 metros e 10 toneladas.


Curiosidades

• A cabeça de uma baleia-azul é tão grande que cinquenta pessoas poderiam se apoiar em sua língua

• Quando recém-nascido, este animal pesa mais que um elefante adulto

• Nos primeiros sete meses de vida, a baleia-azul bebe cerca de 380 litros de leite por dia

• Os filhotes ganham peso rapidamente: 91kg a cada 24 horas.

• O órgão reprodutor do macho chega a medir três metros de comprimento

• Seu coração é imenso, do tamanho de um carro Fusca

• A baleia-azul não alimenta seus filhotes pelas tetas. Ela solta um leite gorduroso que não se mistura na água, possibilitando a sucção do filhote


Fontes de Informações:
Galileu, InfoEscola, Wikipédia, Brasil Escola, Diário de Biologia, Rede Ambiental e Portal Terra


Fonte: Rank Brasil por Fátima Pires

0 comentários:

Postar um comentário