El Salvador, Honduras e Nicarágua terminou Corredor Mangue, um projeto que incluía infra-estrutura, eco-turismo, meios de subsistência e proteção ambiental em uma área da costa do Pacífico, uma fonte oficial.
O projeto, iniciado em 2009, foi desenvolvido na região de manguezais extensos ao longo da costa do Pacífico, incluindo Jiquilisco Bay, El Salvador, um sistema wetland no sul de Honduras e da Baía de Jiquilillo na Nicarágua , abundante em recursos haliêuticos.
A maioria dos manguezais estão no Golfo de Fonseca, cujas águas compartilhada pelos três países.
"Os resultados têm tido um impacto sobre as pessoas da área e pode ter tido um maior investimento nos territórios aos quais foi dada atenção para melhorar a vida dos habitantes do Golfo de Fonseca", disse Comissão sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CCAD).
O CAAD, o órgão do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA), responsável pela agenda ambiental regional, promoveu a trabalha em conjunto com fundos da cooperação da Espanha.
A iniciativa resultou em acordos regionais de "aprovação" de fechamento parcial e encerramento total de algumas espécies por tempo indeterminado, e artes de pesca melhorada, entre outros.
Independentemente do projeto criou o "Commonwealth Tri Golfo de Fonseca" (Mugolfo), composta por 22 municípios nesta área do mar, que desenvolve estratégias com base em suas necessidades.
Corredor Mangle é parte do Corredor Biológico Mesoamericano, que se estende por mais de 200 tipos terrestres e 300 da paisagem em 33 eco-regiões naturais, que contém mais de 12% da biodiversidade do planeta em apenas 2% da área terrestre.
FONTE | AFP
0 comentários:
Postar um comentário