Páscoa incentiva consumo de pescado



Brasileiro compra 11,3% de bacalhau a mais que em outras épocas do ano

Mariana Flores

Brasília - O brasileiro nunca consumiu tanto pescado como agora. Cada pessoa come, em média, 9,75 quilos de pescados por ano, segundo números do Ministério da Pesca e Aquicultura. Em 1996, quando o governo começou a levantar os dados, o consumo era de 7,62 quilos por habitante. E a quantidade aumenta ainda mais nessa época do ano, véspera da Páscoa.
O consumo do bacalhau, espécie mais procurada nesse período, deve subir 11,3% em relação aos outros meses do ano, de acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras). Outra boa notícia, segundo pesquisa da Abras, é que o preço do produto está apenas 1,5% superior ao de 2011.
A produção brasileira de pescado atinge a marca de 1,4 milhão de toneladas por ano. Os pescados mais produzidos são a tilápia, o camarão de cultivo, o tambaqui, os atuns e a pescada amarela, de acordo com o Ministério. Na época da Páscoa sobe o consumo de bacalhau e de merluzas, espécies que são importadas.
Sebrae possui uma carteira de aquicultura e pesca, que desenvolve ações voltadas para os produtores de peixes, crustáceos e outras espécies marinhas e produzidas em tanques. Nas unidades estaduais da instituição são oferecidos cursos desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada região. Em Teresina (PI), por exemplo, o Sebrae oferece um curso de manejo prático em piscicultura. O treinamento serve para que os produtores possam melhorar o cultivo de peixes. Em Cuiabá (MT), outro curso é destinado a quem quer iniciar um projeto de piscicultura comercial.
Já o Ministério da Pesca e Aquicultura realiza campanhas com a divulgação de materiais didáticos, como cartilhas, que ensinam a população a manusear o pescado corretamente e falam sobre os benefícios da proteína para a saúde. O material é distribuído em pontos de venda, no atacado, em feiras e em mercados públicos.
Entre as vantagens do consumo de pescados está o fornecimento de minerais como sódio, cálcio, ferro, cobre, zinco e iodo, além de ajudar a reduzir as taxas de colesterol. Os peixes possuem baixos teores de gorduras e calorias, e alto índice de proteínas, vitaminas e minerais. Os pescados ajudam na redução da incidência de doenças cardiovasculares e na prevenção contra o mal de Alzheimer.
Mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae para o segmento podem ser obtidas no endereço:http://www.sebrae.com.br/setor/aquicultura-e-pesca/o-setor/informacoes-gerais ou nas unidades estaduais do Sebrae.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

0 comentários:

Postar um comentário