Período de defeso da sardinha termina; pescadores voltam a trabalhar quarta (1)

0 comentários

O período de defeso da sardinha termina nesta quarta-feira (15). A proibição da pesca do peixe é importante para a espécie se proteger e reproduzir. 
Clicando aqui os pescadores artesanais, industriais e amadores podem conferir os períodos de defeso no Brasil, não apenas das espécies continentais, como das marinhas e ainda de áreas de transição.

Angra dos Reis: aumenta o respeito ao período de defeso da sardinha. Confira a reportagem no RJTV 1ª edição


Fonte: Ministério da Pesca e Agricultura



Titanic foi 'exceção' no perfil dos mortos em naufrágios, diz pesquisa

0 comentários



Estudo aponta que regra que impera nos acidentes é 'cada um por si'.
Cientistas analisaram 18 naufrágios ocorridos entre 1852 e 2011.


Foto liberada no dia 4 de abril mostra a saída do navio Titanic, em 10 de abril de 1912  (Foto: AFP/Southampton City Council)Imagem mostra a saída do navio Titanic, em 10 de abril de 1912 (Foto: AFP/Southampton City Council)
Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, analisaram 18 acidentes marítimos ocorridos entre 1852 e 2011. O objetivo: avaliar o perfil das vítimas, as causas e circunstâncias das tragédias e se a regra "mulheres e crianças primeiro" funciona na prática.
Uma das conclusões é que, no naufrágio do Titanic, ocorrido em 1912, a maioria das mulheres e crianças foram salvas (cerca de 70%). O número alto em comparação com os homens que sobreviveram (20%). O caso é exceção entre os acidentes, já que em quase todos os outros casos as mulheres tiveram menos chance de sobreviver, apontam os cientistas.
Além do Titanic, foram analisados naufrágios como o do navio MS Bulgaria, ocorrido em 2011, na Rússia, no qual 110 pessoas morreram; o MS Morro Castle, navio norte-americano que foi alvo de um incêndio em 1934, deixando 130 mortos; e o MS Estônia, afundado por uma falha técnica em 1994, que deixou 852 vítimas.
Cada um por si
No total, 15,1 mil passageiros estavam nos 18 navios, sendo que 9,5 mil deles morreram, o equivalente a 63%. A pesquisa conclui que, mesmo com a existência da regra "mulheres e crianças primeiro", o que impera nos acidentes com navios é a norma "cada um por si".

Citada como a "lei não-escrita dos mares", a norma "mulheres e crianças primeiro" quase sempre é desprezada nos casos de naufrágio, apontam os pesquisadores.
Em 16 dos 18 acidentes investigados, a tripulação (marinheiros e funcionários) teve uma chance de sobrevivência de 60%, afirma o estudo. O capitão, em média, sobreviveu em 42% dos casos. Já as passageiras mulheres sobreviveram em 28% dos naufrágios, o que significa que em 72% das situações elas morreram.
Os passageiros homens apresentaram mais chances de sobrevivência do que as mulheres: eles permaneceram vivos em 38% das vezes, aproximadamente.
Um dado curioso é que a norma "mulheres e crianças primeiro" foi mais usada a bordo de navios britânicos que afundaram, segundo os pesquisadores. Mesmo assim, as mulheres tiveram menos chance de sobrevivência nos acidentes de navios britânicos, sendo a regra utilizada ou não.

Fonte: Do G1, em São Paulo

Alto nível de cafeína é identificado em mar da costa dos EUA, diz pesquisa

0 comentários



Estudo encontrou concentração de substância no litoral do estado do Oregon.
Cafeína é normalmente achada em trechos de 
água doce, dizem cientistas.


Mar que banha o Oregon tem cafeína, diz pesquisa
(Foto: Oregon.gov/Divulgação)


Cientistas encontraram grande concentração de cafeína nas águas do Oceano Pacífico que banham o litoral do estado do Oregon, na região noroeste dos Estados Unidos.

A pesquisa, realizada pela Universidade de Portland, nos EUA, foi divulgada em julho no Boletim Marinho de Poluição, uma publicação internacional sobre o uso racional dos recursos marítimos.

O estudo avaliou tanto a presença da substância em áreas potencialmente poluídas, como os trechos de mar e rio próximos a redes de tratamento de esgoto,

Tubarão em lago americano

0 comentários


Espécie achada em lago intriga moradores de Guntersville, no estado do Alabama

Imagem
Imagem: Reprodução | TV WHNT
Um tubarão achado em um lago intrigou os moradores de Guntersville, no estado do Alabama (EUA). O pescador Michael Carter encontrou o animal na manhã de quarta-feira, segundo a emissora de TV "WHNT".

Para o chefe de polícia de Guntersville, Jim Peterson, o tubarão não é originário do lago. Ele acredita que alguém pescou o animal no Golfo do México e o largou depois na área.

Segundo Peterson, o tubarão estava em processo avançado de decomposição.

Fonte: G1 Planeta Bizarro por Redação com informações TV WHNT


Peixe-gato gigante

0 comentários


Capturado no rio Hau, no Vietnã, foi levado para uma fazenda de piscicultura

Imagem
Imagem: Reprodução | Vietnannet.vn
Um peixe-gato de 1,7 metro de comprimento e quase um metro de diâmetro foi fisgado no rio Hau, no Vietnã. Seis pessoas carregaram o peixe gigante e o levaram para uma lagoa, segundo a imprensa local. 

O peixe acabou comprado pelo policial Huynh Thanh Hong por US$ 700.

O animal foi levado para uma fazenda de piscicultura no distrito de Phu Tan.

Fonte: G1 Planeta Bizarro por Redação com informações Vietnannet.vn

Industrialização do caranguejo no Delta do Parnaíba é viável

0 comentários

Imagem: Divulgação

A exploração sustentável do caranguejo-uçá no Delta do Parnaíba – região que é a principal produtora de crustáceos do Nordeste do Brasil – é viável, e a industrialização do produto, com aplicação de tecnologia brasileira e chilena, poderá agregar valor à atividade praticada por mais de 4,5 mil catadores que vivem da captura e comercialização de cerca de 20 milhões de unidades por ano na divisa dos estados do Maranhão e do Piauí.



Os estudos e as ações que estão sendo desenvolvidos pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), junto com outros parceiros, desde 2006, com vistas à estruturação e à sustentabilidade desta importante atividade produtiva extrativista, estão reunidos na publicação “Industrialização do caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba”, que será lançada na Feira da Micro e Pequena Empresa (Fepeme), em Parnaíba (PI), que acontece de 18 a 22 de julho.

A publicação descreve, por exemplo, os experimentos que levaram à criação de nove produtos à base de caranguejo-uçá, os quais foram submetidos a testes laboratoriais, sensoriais e de aceitabilidade do paladar de mais de 300 consumidores em restaurantes de Parnaíba e Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

De acordo com o engenheiro de pesca Albert Bartolomeu Rosa, técnico da Codevasf e coordenador do projeto, ficou demonstrado que a industrialização do caranguejo-uçá é altamente viável. “Os produtos desenvolvidos no projeto piloto apresentam grande possibilidade de ampliação de mercado para o caranguejo-uçá para além das cidades litorâneas próximas às áreas de produção, e que não se restrinjam apenas a patinhas, casquinha e caranguejos inteiros”, observa.

O “Projeto piloto de industrialização do caranguejo-uçá no território da planície litorânea do Parnaíba, nos estados do Piauí e do Maranhão” contou com recursos do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Programas Regionais, tendo como um dos executores o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e uma parceria firmada entre a Codevasf, a Fundação de Educação, Cultura e Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec) e a Secom Aquicultura, Indústria e Comércio S.A, localizada em Luís Correia (PI) - que disponibilizou seu frigorífico e adaptou suas instalações para o desenvolvimento de tecnologia de industrialização de caranguejo.

Atendendo a rígidos padrões higiênico-sanitários exigidos pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), foram elaborados nove produtos à base de caranguejo-uçá e submetidos a testes laboratoriais, sensoriais e de aceitabilidade com consumidores.

Os catadores, que também participaram e apoiaram o projeto piloto, consideram a iniciativa de grande importância para a atividade que realizam. “Nós, como coletores da espécie, aprendemos a cuidar e a valorizar o produto. Por exemplo, não catando os caranguejos pequenos, nem as fêmeas. Isso vai ajudar a manter a nossa fonte de renda. Não queremos que aconteça aqui, como em outros lugares, a extinção do caranguejo. Esse estudo nos alerta para nossa própria sobrevivência”, explica o catador Marcos Antonio Costa.

Produção sustentável

O projeto-piloto objetivou desenvolver produtos com maior valor agregado, reduzir de forma significativa a mortalidade que ocorre ao longo da cadeia produtiva pelo aproveitamento industrial do caranguejo-uçá na própria região e, como consequência, reduzir o esforço de captura e melhorar a sustentabilidade da exploração do caranguejo-uçá. Além disso, visa incrementar a renda e a profissionalização do setor, melhorando as condições de vida das populações dedicadas a essa atividade extrativista, melhorar e garantir a qualidade sanitária dos produtos colocados no mercado, aumentar o tempo de prateleira e regularizar a oferta de produtos do caranguejo-uçá nos mercados tradicionais, além de abrir novos mercados.

Na avaliação do diretor de produção da Secom Aquicultura, Frederico Ayres, os resultados foram positivos. “O projeto é importante como incentivo para a população local se desenvolver, especialmente os catadores, e dar vazão de forma ordenada à produção, contando com melhores condições de higiene”. Para ele, a industrialização do caranguejo-uçá já é um conhecimento consolidado na empresa. “Ainda não iniciamos o processamento. Temos algumas barreiras internas e obstáculos ligados ao hábito de consumo. Precisamos direcionar os investimentos necessários para implantá-lo, mas essa ação faz parte do nosso planejamento estratégico. Acreditamos que até 2015 estaremos colocando-o em prática”, afirma Frederico Ayres.

Outras ações

Além do projeto piloto de industrialização, diversas ações já vinham sendo desenvolvidas pela Codevasf com vistas à estruturação da atividade. Em parceria com o governo do estado do Piauí, por exemplo, a Companhia construiu o Centro de Recepção e Comercialização de Caranguejos do município de Ilha Grande e promoveu o microzoneamento ecológico-econômico da Planície Litorânea do Parnaíba - junto com a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão.

A Codevasf também contratou consultores para analisarem a matéria-prima, o potencial de produção de caranguejo-uçá e as instalações de processamento de pescado daquela região com vistas a avaliar a possibilidade de industrialização de caranguejo no Delta do Parnaíba. Os estudos confirmaram os problemas de mortalidade que ocorrem na cadeia produtiva do caranguejo e as precárias condições do processamento artesanal do crustáceo. Além disso, confirmou-se o potencial da matéria-prima e a existência de indústrias de beneficiamento do camarão na região em condições de processar caranguejo.

As iniciativas da Codevasf em torno desta atividade se somam a outras, do governo federal, que têm sido empreendidas com vistas a avaliar e promover a exploração sustentável do caranguejo-uçá no Delta do Parnaíba, como a realização de estudos de bioecologia, pesca e comercialização do caranguejo por entidades como o Ibama e a Embrapa Meio-Norte, e o ordenamento da cata do caranguejo pelo Ibama, por meio de portarias proibindo sua captura (defeso) no período de acasalamento e desova.

Condições precárias

A atividade extrativista do caranguejo-uçá, no Delta do rio Parnaíba, entre os estados do Piauí e Maranhão, emprega aproximadamente 4,5 mil catadores. São eles que, expostos a condições de trabalho muitas vezes penosas e insalubres, abastecem os mercados consumidores, principalmente bares e restaurantes de Fortaleza, no Ceará, e em Teresina e Parnaíba, no Piauí.

O trabalho é feito de maneira rudimentar. “É uma tradição familiar. Aprendemos com nossos pais e passamos aos nossos filhos”, explica Marcos Antonio Costa, 45, catador de caranguejo desde os 16 anos de idade e atual tesoureiro da Associação de Catadores de Caranguejo-Uçá. Os animais são retirados do mangue de forma manual. Para isso, os catadores ficam em contato direto com a lama por várias horas, estendendo-se no chão frio, o que ocasiona, em médio prazo, consequências nocivas à saúde. Dependendo da época do ano, são capturados cerca de 70 unidades por catador/dia, isso na época de maior produção. “No período de alta temporada, a gente consegue até R$ 600,00 por mês”, afirma Marcos Antonio. Após a coleta, os caranguejos ficam expostos ao sol, a altas temperaturas.

Esses métodos tradicionais de captura, juntamente com o armazenamento e o transporte inadequados até os revendedores finais, contribuem para uma grande mortalidade desses crustáceos, estimada entre 40% e 60%. Quando não é transportado vivo, o caranguejo é beneficiado na própria região em instalações artesanais geralmente desprovidas de condições adequadas de higiene.

SERVIÇO:

Lançamento do Livro “Industrialização do caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba”, publicado pela Codevasf em parceria com o IABS (Instituto Ambiental Brasil Sustentável)

Local: Feira da Micro e Pequena Empresa (Fepeme), em Parnaíba

Data: 18 de julho



Fonte: Codevasf

Projeto susta normas do Ibama sobre pesca de camarão

0 comentários


Foto: Proparnaiba.com

A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 572/12, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que susta os efeitos da Instrução Normativa 189/08, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Essa instrução proíbe a pesca de arrasto com tração motorizada para a captura de camarão das espécies rosa, sete barbas, branco, santana ou vermelho e barba ruça em determinadas áreas e períodos.

Biocombustível de algas marinhas

0 comentários


Nordeste terá 1ª indústria do Brasil e a inovação promete contribuir na redução do envio de CO2 à atmosfera

Imagem
Imagem: Reprodução | See Algae Technology
O estado de Pernambuco, no Nordeste, deve receber a partir do último trimestre de 2013 a primeira planta industrial de biocombustível produzido com algas marinhas, que promete contribuir na redução do envio de CO2 à atmosfera.

O projeto, uma parceria entre o grupo brasileiro JB, produtor de etanol no Nordeste, e a empresa See Algae Technology (SAT), da Áustria, contará com investimento de 8 milhões de euros (R$ 19,8 milhões) para montar em Vitória de Santo Antão – a 53 km de Recife -- uma fazenda vertical de algas geneticamente modificadas e que vão crescer com a ajuda do sol e de emissões de dióxido de carbono (CO2).

LUIS CORREIA NO MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA

1 comentários



O Vereador Marcio Kyldare -PRB, do município de Luis Correia/PI, no dia 05 de julho foi nomeado e empossado pelo Ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella, para ocupar o cargo de Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado do Piauí. A nomeação é uma conquista para o povo de Luis Correia, principalmente para o setor pesqueiro, que terá no Ministério um representante do setor, um armador de pesca, que conhece as dificuldades e as necessidades dos mesmos. Homenageado pelo Vereador José Nelson e aprovado por unanimidade com o Título de Cidadão Luiscorreiense, como reconhecimento dos serviços prestados ao povo e ao município de Luis Correia nestes 13 anos que reside nele, desta forma, teremos um cidadão Luiscorreiense no Governo Federal.

Fotos: Kenedy Brayan - ASCOM/MPA
Fonte: blogdopessoa








Sansuy inova na aquaponia

0 comentários


Sistema utiliza a água dos tanques onde são criados os peixes para fertilizar e nutrir os vegetais

Imagem
Imagem: Divulgação
Sistema desenvolvido pela Sansuy minimiza o consumo de água e é alternativa para o produtor agrícola

Técnica que permite o cultivo de plantas sem solo, na hidroponia os legumes e verduras são colocados em canais ou recipientes por onde circula uma solução composta de água e nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. A Sansuy aliou esta técnica à piscicultura para desenvolver um sistema inovador de aquaponia, que utiliza a água dos tanques onde são criados os peixes para fertilizar e nutrir os vegetais, integrando as duas culturas. 

Oceanário de Lisboa

0 comentários


Conquista o Certificado de Excelência do TripAdvisor, o maior portal de viagens e turismo do mundo

Imagem
Imagem: Reprodução | Abílio Leitão
O Oceanário de Lisboa conquista o Certificado de Excelência do TripAdvisor, o maior portal de viagens e turismo do mundo. A avaliação positiva deverá garantir ao Oceanário a manutenção do estatuto de ponto turístico mais popular da capital.

Em comunicado divulgado ontem, 9 de Julho, o Oceanário de Lisboa revelou a conquista do Certificado de Excelência 2012 do TripAdvisor, distinção atribuída com base na opinião e avaliação da comunidade de utilizadores do site. “É certamente o melhor Oceanário do mundo”, “Aproveite uma viagem encantada e inesquecível a este aquário fantástico!”, “Não dá para perder” É maravilhoso!”, foram alguns dos comentários mais recentes deixados no portal pelos turistas.

Pesca excessiva

0 comentários


30% das populações de peixes estão ameaçadas, afirma ONU

Imagem
Imagem: Reprodução | AFP por Sonny Tumbelaka
Relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) informou que a comunidade internacional tem que fazer mais para garantir a pesca sustentável no mundo e alertou que quase 30 das populações de peixes correm risco de desaparecer devido à pesca excessiva.

No documento, divulgado nesta segunda-feira (9), a entidade afirma que muitas das populações marinhas, mesmo aquelas já monitoradas pela FAO, continuam sofrendo uma grande pressão. “A superexploração não afeta somente de forma negativa o meio ambiente, mas também reduz a produção pesqueira, com efeitos negativos sociais e econômicos”.

Rede de pesca em SC

0 comentários


Filhote de golfinho morre nos braços de surfista em praia de Florianópolis

Imagem
Imagem: Reprodução | Erivelton Silveira
Surfistas e banhistas que estavam na praia do Campeche, no Sul da Ilha, no início da tarde deste domingo, tentaram, sem sucesso, salvar a vida de um filhote de golfinho que se feriu em uma rede de pesca. 

Um surfista avistou o animal machucado e trouxe até a praia, onde soltou com um canivete os pedaços de linha que estavam enroscados nele. 

Morador do Campeche, o analista de vendas Erivelton Silveira, 37, estava na praia e tentou socorrer o golfinho. 

Ele conta que um grupo de 20 pessoas se reuniu em torno do animal para tentar ajudá-lo, por cerca de 2h, mas o filhote morreu pouco depois de voltar para o mar.

— Era um filhote de, no mínimo, uns dois meses de vida, segundo os pescadores — lamenta Erivelton.

Fonte: Hora de Santa Catarina por Redação

Doca de 165 toneladas arrancada por tsunami é achada nos EUA

0 comentários


Doca arrastada pelo tsunami foi encontrada no Estado americano do Oregon
Um doca de 20 metros de extensão e pesando 165 toneladas, rompida pelo tsunami do ano passado no Japão, foi encontrada no Estado americano de Oregon.

Doca arrastada pelo tsunami e encontrada no Estado americano de Oregon
A doca atravessou uma distância de 8.050 quilômetros no Oceano Pacífico até ser avistada na praia de Agate, ao sudoeste da cidade de Portland.
A doca continha uma placa comemorativa que mostrou que ela vinha do porto pesqueiro de Misawa.
Testes de radiação se mostraram negativos, mas cientistas afirmam que espécies estranhas à região podem ter pegado ”carona” junto com a doca.
Uma estrela do mar natural do Japão estava entre as espécies marinhas que ainda se agarravam à estrutura.
A polícia de Oregon foi convocada para impedir que pessoas subam na doca, que foi, em princípio, tomada por moradores como sendo uma embarcação.
Misawa perdeu quatro docas no terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011. Duas das docas permanecem desaparecidas.

Tartarugas do Delta chega à marca de mais 3 mil filhotes soltos nesta temporada

0 comentários



No último domingo os técnicos do projeto Tartarugas do Delta realizaram a soltura de mais 80 filhotes de tartarugas de pente na praia do Arrombado, localizado no município de Luís Correia, PI.
Este ninho foi confeccionado próximo aos bares da praia do Arrombado no dia 1° de maio e após 56 dias ocorreu o nascimento dos filhotes, sendo esse momento reconhecido tecnicamente como ECLOSÃO.
Nessa temporada já garantimos a soltura de mais de 3.000 mil filhotes no litoral piauiense. O trabalho realizado na região da APA contribui com as proposta de conservação das tartarugas marinhas.

Pequena ilha do Pacífico é 'maior consumidora de maconha e cerveja'

0 comentários


Dados controversos de relatórios da ONU e da OMS dizem que Palau, país da Micronésia, tem o maior consumo da droga entre adultos.

Um pequeno grupo de ilhas do Pacífico com a população de uma cidade pequena foi considerado o país com o consumo mais alto de cerveja e maconha.
O Relatório Mundial sobre Drogas de 2012 da ONU, publicado em junho, diz que a nação com o nível mais alto de uso de maconha entre adultos é Palau.
O país diminuto que é parte da Micronésia, no oeste do oceano Pacífico, abriga somente 21 mil pessoas. Mas lá, um quarto dos adultos consome a substância.
Cavernas perto de Palau, no Pacífico (Foto: BBC)Vista de Palau, no Pacífico (Foto: BBC)
Os palauanos não só estão à frente de todo o mundo com o número, como lideram com uma margem expressiva. O segundo país da lista é a Itália, onde - segundo o relatório - cerca de 15% dos adultos usam a droga.

Tubarão dá susto na costa dos EUA

0 comentários



Animal seguiu homem que passeava de caiaque na praia de Nauset.Ninguém se machucou, e a fotógrafa Shelly Negrotti flagrou a cena.Walter Szulc Jr., a bordo de seu caiaque, observa aproximação de tubarão na praia de Nauset, em Orleans, no estado americano de Massachusetts, neste sábado (7). Apesar do susto, ele conseguiu escapar do animal. Na semana passada, um tubarão branco de pelo menos 3,5 metros foi visto no local, atraído pelas focas (Foto: Shelly Negrotti/A)

Walter Szulc Jr., a bordo de seu caiaque azul, observa aproximação de tubarão na praia de Nauset, em Orleans, no estado americano de Massachusetts, neste sábado (7). Apesar do susto, ele conseguiu escapar do animal. Na semana passada, um tubarão branco de pelo menos 3,5 metros foi visto no local, atraído pelas focas (Foto: Shelly Negrotti/AP)Fonte: Do G1, com AP

Marinha vai construir cem lanchas para assistência social em rios

0 comentários



A Marinha fechou um acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social para construir cem embarcações que serão usadas para atender moradores de regiões ribeirinhas de municípios das regiões Norte e Centro-Oeste do país.
O termo de cooperação para formalizar o projeto será assinado nesta segunda-feira (9) em Brasília, e terá prazo até 31 de dezembro de 2014.
Divulgação/Marinha
Marinha do Brasil e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome assinam Termo de Cooperação para construção de Lanchas e Barcos Sociais
Lanchas sociais atenderão populações ribeirinhas do Norte e Centro-Oeste; projeto prevê construção de barcos
Os serviços prestados pelas lanchas estarão vinculadas aos programas do Sistema Único da Assistência Social.
As embarcações, batizadas de lanchas sociais, funcionarão como Cras (Centros de Referência de Assistência Social) itinerantes em lagos e rios do país.
Os técnicos do ministério prestarão serviços como o cadastramento dos moradores em programas sociais, atendimento às famílias, serviço de convivência com adolescentes e idosos, campanhas, entre outros.
O projeto inclui, em uma segunda etapa, a construção de embarcações com maior dimensão, que serão chamados de barcos sociais.
De acordo com a Marinha, o custo das duas primeira etapas do projeto (a construção de cem lanchas e elaboração do conceito e projeto dos barcos) é de R$ 23 milhões.
As lanchas serão feitas de alumínio naval, com 7,7 m de comprimento e capacidade para 12 pessoas. Elas serão construídas na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA).

Fonte: Folha de SP

Cresce a poluição do mar por plástico nos EUA

0 comentários



O grupo de pesquisa fez necrópsias em 67 pássaros e descobriu que 92,5% deles tinham plástico no estômago

Thinkstock
Fulmar, ave da mesma ordem do albatroz
Os fulmares do norte se alimentam exclusivamente no mar e retêm o plástico ingerido por longos períodos de tempo, o que os torna indicadores ideais do lixo marinho
poluição de plástico na costa noroeste dos Estados Unidos está alcançando o nível de lixo do Mar do Norte, de acordo com um estudo liderado por um pesquisador da Universidade da Colúmbia Britânica.

Apreenção de redes de pesca

0 comentários



Polícia Militar Ambiental de Barretos (SP) apreendeu 2 mil metros de redes de pesca irregulares no Rio Grande

Imagem
Imagem: Reprodução | Polícia Ambiental de Barretos (SP)
A Polícia Militar Ambiental deteve na quinta-feira (5) um homem e apreendeu 2 mil metros de redes de pesca irregulares no Rio Grande, em Barretos (SP). Também foram apreendidos uma embarcação com motor e oito quilos de peixes.

Segundo informações do Comandante do 2º Pelotão da Polícia Ambiental, Emerson Mioransi, uma equipe fazia fiscalização de rotina no Reservatório de Marimbondo quando viu um pescador profissional desobedecendo uma instrução normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Mudar Código Florestal para garantir a expansão da produção de pescados no Brasil

0 comentários



Assessoria de Comunicação da CNA

A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, defende alterações no texto da Medida Provisória (MP) 571 e da Lei 12.651, de 2012, que tratam do Código Florestal, para viabilizar o crescimento da produção de pescados no País





A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defende alterações no texto da Medida Provisória (MP) 571 e da Lei 12.651, de 2012, que tratam do Código Florestal, para viabilizar o crescimento da produção de pescados no País. O assunto foi tratado em audiência, nesta terça-feira (03/07/2012), com o ministro da Pesca e Aqüicultura (MPA), Marcelo Crivella. “O Brasil tem potencial para se tornar um grande produtor mundial de pescados, mas, para isso, precisamos de uma legislação que permita o crescimento sustentável da atividade”, afirmou a senadora Kátia Abreu. 

Primeiras baleias-francas são avistadas no litoral da Região Sul

0 comentários



Nesta época do ano, elas vêm ao litoral brasileiro para se reproduzir.
Animais já foram avistados 20 vezes desde junho entre SC e RS.

O Projeto Baleia Franca, que faz um trabalho de monitoramento dessa espécie de cetáceo, informou nesta sexta-feira (6) que desde o dia 11 de junho elas já foram vistas 20 vezes no mar entre Torres (RS) e Garopaba (SC). A imagem abaixo é do dia 30, e é o primeiro registro em foto desta temporada. As baleias-francas vêm ao litoral da Região Sul principalmente em julho e agosto para se reproduzir. As aparições de baleias em junho são comuns também, mas, dependendo da quantidade, podem ser indicativo de que este ano haverá mais indivíduos na região.
Primeira baleia-franca registrada em foto, no dia 30, nesta temporada de reprodução. (Foto: Divulgação)Primeira baleia-franca registrada em foto, no dia 30, nesta temporada de reprodução. (Foto: Divulgação)
Fonte: Do Globo Natureza, em São Paulo

EL SALVADOR, HONDURAS E NICARÁGUA CONCLUIU PROJETO DO CORREDOR MANGUE

0 comentários


ampères corretor-de mangue--2012-06-23-44963

El Salvador, Honduras e Nicarágua terminou Corredor Mangue, um projeto que incluía infra-estrutura, eco-turismo, meios de subsistência e proteção ambiental em uma área da costa do Pacífico, uma fonte oficial.
O projeto, iniciado em 2009, foi desenvolvido na região de manguezais extensos ao longo da costa do Pacífico, incluindo Jiquilisco Bay, El Salvador, um sistema wetland no sul de Honduras e da Baía de Jiquilillo na Nicarágua , abundante em recursos haliêuticos.
Imagem de satélite do Golfo de Fonseca
A maioria dos manguezais estão no Golfo de Fonseca, cujas águas compartilhada pelos três países.
"Os resultados têm tido um impacto sobre as pessoas da área e pode ter tido um maior investimento nos territórios aos quais foi dada atenção para melhorar a vida dos habitantes do Golfo de Fonseca", disse Comissão sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CCAD).
O CAAD, o órgão do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA), responsável pela agenda ambiental regional, promoveu a trabalha em conjunto com fundos da cooperação da Espanha.
A iniciativa resultou em acordos regionais de "aprovação" de fechamento parcial e encerramento total de algumas espécies por tempo indeterminado, e artes de pesca melhorada, entre outros.
Independentemente do projeto criou o "Commonwealth Tri Golfo de Fonseca" (Mugolfo), composta por 22 municípios nesta área do mar, que desenvolve estratégias com base em suas necessidades.
Corredor Mangle é parte do Corredor Biológico Mesoamericano, que se estende por mais de 200 tipos terrestres e 300 da paisagem em 33 eco-regiões naturais, que contém mais de 12% da biodiversidade do planeta em apenas 2% da área terrestre.
FONTE | AFP