Globo Mar–31/05/2012–O encontro do Rio São Francisco com o Oceano Atlântico

0 comentários



O repórter Ernesto Paglia vai à foz do Velho Chico, onde ele encontra o mar, um lugar muito bonito, cheio de histórias e surpresas. Durante as gravações, uma onda molhou uma das câmeras da equipe e o programa conseguiu outra em Recife.
Click to enlarge
Globo Mar – 00h00
DIVULGAÇÃO: TV GLOBO

Mais de três toneladas de lagosta são apreendidas em Ilhéus, no sul da BA

0 comentários


Operação 'Mar sem fim' foi feita pelas Polícias Militar e Federal.

Ação foi realizada na quarta-feira (30) e nesta quinta-feira (31). 



Lagosta apreendida em Ilhéus, na Bahia (Foto: Divulgação Polícia Federal)
Lagosta foi apreendida em Ilhéus, no sul da Bahia
(Foto: Divulgação Polícia Federal)
Três mil e duzentos quilos de lagosta foram apreendidos na operação "Mar sem fim", feita pelas Polícias Militar da Bahia e pela Polícia Federal, na cidade de Ilhéus, localizada na região sul do estado.
De acordo com a PF, a ação foi realizada entre a quarta-feira (30) e esta quinta-feira (31) em parceria com as Companhias Independentes da Polícia Ambiental  e Especial (CIPA e CIPE), com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Duas pessoas foram presas. A Polícia Federal informou que a lagosta apreendida foi pescada em período de defeso, além de ter sido encontrada armazenada de forma ilegal. Por meio de nota, a Polícia Federal informou que um dos suspeitos presos disse aos policiais que investiu mais de R$ 50 mil na carga ilegal. Os dois homens presos, de acordo com a PF, foram indiciados na Lei de Crimes Ambientais e podem pegar de até oito anos de detenção em regime fechado.
fonte: Do G1 BA

Pescadores dizem ter fisgado o maior tubarão na Grã-Bretanha

0 comentários


Dois pescadores britânicos dizem ter pego o maior tubarão já fisgado na Grã-Bretanha. 


Graeme Pullen e Wayne Comben estavam pescando na Cornualha, leste do país, quando pegaram o tubarão Porbeagle, comum no Atlântico Norte.

Os dois pescadores filmaram a luta de uma hora e meia com o grande tubarão, que arrastou o pequeno barco por mais de um quilômetro.
Pescadores dizem ter fisgado o maior tubarão na Grã-Bretanha (Foto: BBC)Pescadores dizem ter fisgado o maior tubarão na Grã-Bretanha (Foto: BBC)







Tubarão tinha cerca de três metros de comprimento e 220 quilos; pescadores colocaram rastreador e o libertaram.
Os dois não poderão registrar o recorde, pois eles apenas colocaram um rastreador no tubarão e o libertaram.
E os recordes podem ser registrados apenas com a pesagem em terra.
Fonte:  BBC

Atum radioativos nada do Japão à Califórnia

0 comentários



  • Japão Radiação Tuna_Plan.jpg
    O atum rabilho (AP Photo / Chris Park, Arquivo)

Conheça um mergulho diferente e encontre carros afundados na "Pedreira"

0 comentários


A grande atração de mergulhar no lago formado nesta pedreira abandonada, no interior de São Paulo, não é ver barcos naufragados e sim carros afundados

Foto: Kadu Pinheiro
Um Ford Ka foi o primeiro veículo trazido para um ponto mais raso do lago
Ainda que você não seja mergulhador, por certo já ouviu falar maravilhas sobre visitas submarinas a barcos afundados. Tanto que isso até virou uma das modalidades de mergulho cada vez mais procuradas. A costa de Recife e as imediações de Ilhabela estão entre os lugares preferidos pelos adeptos da especialidade, na costa brasileira. Mas, agora, há também uma opção bem diferente, embora (ainda) sem a mesma repercussão retumbante: o mergulho nas águas da “Pedreira”, como passou a ser conhecida a cratera de uma pedreira abandonada e inundada, na cidade de Salto de Pirapora, no interior de São Paulo. E por uma razão ainda mais curiosa: ali, o que se vê no fundo não são barcos e sim carros. Muitos deles.

Comunidade pesqueira do litoral apresenta Carta Proposta em evento

0 comentários



Cajueiro da Praia. Foto: Proparnaiba.com
projeto “Gestão de Pesca” irá realizar no dia 1 de junho o Encontro de Apresentação da Carta Proposta de Pescadores e Marisqueiras do Estuário Timonha-Ubatuba CE/PI e contará com a participação de pescadores, marisqueiras e instituições diversas.

Pesca de camarão e lagosta retorna em junho

0 comentários

O período retorna no dia 1º de junho
 
Lagosta e camarão podem voltar a ser pescados a partir do dia 1º de junho, após período de defeso. Cerca de três mil barcos, com licença para pescar lagosta, voltam ao mar.
Ainda estão liberados para a pesca: o camarão rosa, sete barbas e branco, nas regiões Norte, Sudeste e Sul, especialmente nos estados de Alagoas, Bahia e do Espírito Santo, e o caranguejo Uçá, destaque nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Capitão 'encalha' navio de luxo na viagem inaugural

0 comentários


Era a viagem inaugural do navio de luxo. E o capitão Guo Lai, de 48 anos, errou o cálculo. Resultado: a embarcação ficou presa sob uma ponte de Wenzhou (China).

De acordo com o "Sun", o capitão até que tinha razão em relação à altura da ponte, mas ele desprezara o cálculo da maré, que havia elevado o nível do rio

Pessoas na ponte disseram ter tentado acenar alertando a tripulação sobre o choque iminente. Mas os tripulantes acenaram de volta, achando que fosse apenas um cumprimento

O navio não pôde seguir viagem e retornou ao porto para a avaliação dos estragos.


Barco movido a energia solar começa a operar em 2013 no País

0 comentários



O Brasil terá, a partir do ano que vem, o primeiro barco movido a energia solar para o transporte de vários passageiros. Desenvolvido pela equipe solar Instituto Náutico Paraty (INP), já está sendo construído e poderá levar até sete passageiros - fora um tripulante. O barco deve começar navegar no verão de 2013, de acordo com Allan Reid, diretor da instituição. O INP utiliza, desde 2008, embarcações cujos motores funcionam com a energia gerada pela luz do sol. Elas, no entanto, são voltadas para competição, e só acomodam o piloto.

Peixe-serra ameaçado tem primeira reprodução controlada bem sucedida

0 comentários

O resort Atlantis, nas Bahamas, foi o primeiro do mundo a reproduzir o peixe-serra-de-dentes-pequenos em ambiente controlado


Divulgação
Filhotes de peixe-serra-de-dentes-pequenos
Os filhotes, com comprimento de 76 centímetros, foram transferidos para o hospital de peixes do Atlantis

Tartaruga gigante é flagrada desovando em Barra Grande

0 comentários



Foto: Proparnaiba.com
O pescador Francisco das Chagas do Nascimento Soares de 65 anos de idade é colaborador ambiental do Projeto Tartarugas do Delta na comunidade Barra Grande, município de Cajueiro da Praia.

Projeto pode conter degradação ambiental nas lagoas

0 comentários


Ministro Marcelo Crivella recebe secretário Regis Cavalcante em Brasília e aprova proposta de trabalho da Secretaria da Pesca em parceria com a Ufal
Projeto pode conter degradação ambiental nas lagoas
Foto arquivo (secretário Regis e equipe técnina na lagoa Mundaú)

Por Maria Barreiros

Na última semana, a ida a Brasília, do secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante, resultou, entre outras ações, na apresentação, para o ministro da pasta, Marcelo Crivella, do projeto de monitoramento do complexo lagunar Mundaú e Manguaba, com ênfase na produção de pescado e moluscos.

A proposta do trabalho é uma parceria com o Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e está em fase de avaliação. A previsão do início das ações é o primeiro semestre de 2013. Para o secretário Regis Cavalcante, levar esse projeto adiante trará ganhos significativos para o Estado.

Ministro quer apoio do CONAPE para superar impasse com licenças ambientais

0 comentários


O Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE) concluiu, na manhã desta quinta-feira, dia 24 de maio, em Brasília, as eleições para as 27 vagas dos representantes da sociedade civil na entidade. O resultado confirmou a presença, pela primeira vez, de um representante da pesca esportiva no conselho, Hélcio Honda, presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE). E ainda, também pela primeira vez, de um representante de entidade voltada exclusivamente para o cultivo de peixe, Tito Capobianco Jr, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Processamento de Tilápia (Ab-Tilápia). Antes, apenas os criadores de camarão estavam representados. O Governo Federal também indicará 27 membros para a nova gestão da entidade, a quarta desde que foi criada, em 2006.

Globo Mar 24-05-2012 Arraial do Cabo Pescadores de Lula.

0 comentários

Pescadores ensinam como pescar lula em Arraial do Cabo. Globo Mar foi até Arraial do Cabo acompanhar a rotina dos pescadores.


Fonte: you tube

Fotógrafo flagra cena rara

0 comentários


Peixe escapa da rede de pesca, mas entra no bico de um pelicano

Fonte: G1 Planeta Bizarro por Redação com informações Daily Mail
Imagem: Reprodução 
Daily Mail por Solent News and Photos

Uma foto subaquática feita nas Ilhas Galápagos, na costa do Equador, mostra um peixe entrando no bico de um pelicano depois que ave mergulhou a cabeça debaixo d`água e deixou o bico gigante aberto à espera de uma presa.
Segundo o jornal inglês "Daily Mail", o peixe recém havia escapado das redes de um barco de pesca, mas acabou devorado pelo pelicano oportunista.
O flagra foi feito pelo fotógrafo neozelandês Tui de Roy, de 58 anos. Segundo ele, os pelicanos usam seus bicos longos para pescar próximos os barcos e capturar os peixes devolvidos ou que escapam das redes.

Fonte: Revista IPesque

Aquecimento ameaça ecossistema

0 comentários



© HANNES GROBE
Ártico: fim da barreira de gelo pode atrair mais navios pesqueiros
Cerca de 2 mil pesquisadores de 67 países assinaram uma carta aberta, entregue pela entidade Pew Environment Group aos governos do Canadá, Dinamarca, Noruega, Rússia e Estados Unidos, pedindo uma moratória na pesca no oceano Ártico, enquanto se avalia o real tamanho das reservas. “A pesca comercial no Ártico é possível e viável”, diz a carta, segundo a agência AFP. Mas é preciso conhecer melhor a presença, a abundância e a saúde dos estoques de peixes e o papel que eles desempenham no ecossistema, afirmam os cientistas. Ocorre que a principal barreira à pesca na região está desaparecendo, à medida que o gelo derrete. O temor é que mais navios pesqueiros aproveitem-se disso para atuar na região. Em 2009, os Estados Unidos fecharam suas águas próximas ao Ártico para a pesca comercial, para permitir que os cientistas avaliem o ambiente.

Atum gigante de 470 kg

0 comentários


Rebuliço entre chefs japoneses em São Paulo

Imagem
Imagem: Reprodução | Folhapress por Fabio Braga
Era um fim de tarde, já escuro, de uma terça-feira de garoa. Na porta de aço que protege uma peixaria nas redondezas do Mercadão formava-se, por volta das 17h, um burburinho louco.

Eram donos de restaurantes japoneses e sushimen de todos os cantos da cidade.

Estavam a esperar, numa ansiedade sem disfarce, o atum "bluefin", o mais raro e cobiçado do mundo, que estava a caminho. 


Nunca nenhum daqueles cozinheiros, muitos deles há 30 anos nesse mercado, havia visto um peixe daquele tamanho: robusto, prateado, brilhante, de 470 kg e quase três metros de comprimento.

Desde a década de 70, diziam, um peixe daquele porte não era pescado no Brasil. 

Mistério de "criatura marinha"

0 comentários


Biólogos esclarecem vídeo captado por um robô da Petrobras

Imagem: Reprodução | Youtube por Ken Wei
A pedido da BBC Brasil, biólogos brasileiros assistiram às imagens e deram o veredicto mais provável sobre o "corpo estranho". Segundo eles, pela consistência do material, a "criatura" seria, na verdade, a placenta de uma baleia recém-expelida

"As características do material assemelham-se às da placenta de uma baleia. A coloração esbranquiçada em algumas áreas é típica do contato da carne com a água salgada do mar", diz o biólogo Marcelo Szpilman, diretor do instituto ecológico Aqualung.


"Além disso, o material não possui movimento, sendo levado pelas correntes, o que invalidaria a tese de que se trata de um animal vivo", acrescentou Szpilman.

Segundo biólogos, a placenta poderia ser de uma baleia de grande porte que habita grandes profundidades, como o cachalote.

Hospedado no YouTube, o vídeo, de aproximadamente 6 minutos, causou alvoroço nas redes sociais, com mais de 500 mil visualizações desde que foi publicado em 27 de abril.

Em meio à polêmica, usuários do site lançaram suposições sobre o que seria a "criatura". Alguns garantiam se tratar de uma "água viva gigante"; outros, apenas de uma "rede de pesca" nas profundezas do Oceano Atlântico.

O vídeo, captado no dia 25 de abril, possui as logomarcas da Petrobras e da empresa americana Oceaneering.

A Oceaneering foi contratada pela petrolífera brasileira para operar equipamentos conhecidos como ROVs (veículo submarino operado remotamente), uma espécie de minisubmarino, que, dotado de câmeras de vídeo e sensores, monitora em tempo real o funcionamento da exploração e produção de petróleo no fundo do mar.

A Petrobras não confirma oficialmente a autoria do vídeo.

No final de fevereiro passado, a petrolífera brasileira começou a produzir no campo de Cascade, localizado a 250 quilômetros da costa do Estado americano da Louisiana, no Golfo do México, através do poço Cascade 4.

A exploração, a 8 mil metros de profundidade vertical (sendo 2,5 mil metros de lâmina d`água), é feita através do navio-plataforma BW Pioneer, com capacidade para processar 80 mil barris de óleo e 500 mil metros cúbicos de gás por dia.



Imagem: Reprodução | Youtube por Ken Wei


Fonte: BBC Brasil por Luís Guilherme Barrucho

Projeto Shoal

0 comentários


Peixe-robô monitora qualidade da água em tempo real
Fonte: Folha.com com informações da Reuters
Imagem
Imagem: Reprodução | Reuters
















presas privadas e o porto de Gijon, na Espanha.Universidades europeias que participam do chamado projeto Shoal desenvolveram um peixe-robô que analisa a qualidade da água onde nada em tempo real.

A tecnologia empregada reduz o tempo que se leva para detectar a poluição da água. De semanas, passou a ser de poucos segundos.

O produto será vendido para autoridades portuárias, companhias de abastecimento de água e aquários, entre outros interessados.

Além das universidades, o consórcio tem a colaboração de em

Fonte: ipesque

Produtores de pescado interditam BR na divisa entre Piauí e Ceará

0 comentários




Foto: Blog do Catita
A estrada Parnaíba a Chaval foi interditada por conta de protestos de produtores de peixe e camarão. Foram dezenas de veículos que permaneceram atravessados na ponte sobre o Rio Timonha na divisa do Piauí com o Ceará. Após negociações a pista foi liberada pelos caminhoneiros.
O protesto teve início logo nas primeiras horas da manhã deste sábado (19/08) quando  a BR 402, na divisa do Piauí com o Ceará, estrada Parnaíba a Chaval, foi interditada por conta de protestos dos produtores de peixe e camarão do Ceará, como represália pela apreensão feita pelo Ministério da Agricultura, no início da semana, em toneladas de peixe e camarão, que foram para o aterro sanitário de Parnaíba, localizada na Baixa do Aragão, BR 402.
Matéria relacionada:
Toneladas de pescado apreendidos vão para o lixo em Parnaíba


Mais de 50 veículos interditaram a BR na divisa do Piauí, cobrando do governo federal uma solução para o problema. Unidades da polícia militar do Piauí, juntamente com a PRF-PI, foram acionadas e conseguiram deixar o território estadual do Piauí fora da manifestação dos empresários da pesca do estado do Ceará.
Um representante do ministério da agricultura chegou ao local por volta das 15hs deste sábado e negociou com os manifestantes conseguindo liberar a BR, onde uma ata foi protocolada para ser solucionada na segunda-feira.
fonte: Jornal da Parnaíba com informações do Portal do Catita