Lagosta e camarão podem voltar a ser pescados a partir do dia 1º de junho, após período de defeso. Cerca de três mil barcos, com licença para pescar lagosta, voltam ao mar.
Ainda estão liberados para a pesca: o camarão rosa, sete barbas e branco, nas regiões Norte, Sudeste e Sul, especialmente nos estados de Alagoas, Bahia e do Espírito Santo, e o caranguejo Uçá, destaque nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.
De acordo com a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), o Estado é o maior produtor de lagostas do Brasil. O Estado conta com quase 60% das três mil embarcações brasileiras com permissão do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Reunião
O secretário adjunto da SPA, Manuel Furtado, o engenheiro de Pesca Ricardo Campos e técnicos da SPA, se reúnem nesta terça feira (29), às 9 horas, no Cais do Porto de Fortaleza, com o Presidente da Associação dos Armadores de Pesca do Ceará, João Claudio e pescadores. O objetivo é discutir o fim do período de defeso e a volta da pesca.
O que é defeso?
O período de defeso é aquele em que as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas em diversos locais do território nacional. Este período é estabelecido pelo Ibama de acordo com o de tempo em que os crustáceos e os peixes se reproduzem na natureza.
Fonte: jangadeiroonline
0 comentários:
Postar um comentário