A alta temporada de visitas das baleias francas na costa brasileira
Imagem: Reprodução | PBF Brasil por Amanda Carvalho Viana
A alta temporada de visitas das baleias francas na costa brasileira é de julho a novembro, mas a partir deste mês já existe expectativa para as primeiras visitas. Vindos das águas frias da região Antártica, onde se alimentam entre dezembro e junho, período do chamado verão ártico, os animais vêm para a região Sul do planeta em busca de águas quentes para acasalar, dar à luz aos filhotes e amamentá-los. Por estes motivos, na maioria das vezes os cetáceos avistados são baleias fêmeas acompanhadas de seus filhotes, que geralmente possuem cerca de um ano de vida.
Argentina, África do Sul e algumas ilhas localizadas no Sul do Oceano Atlântico são os locais escolhidos pelas baleias francas para a temporada de reprodução. Além disso, na costa Sul do Brasil, principalmente no Sul de Santa Catarina e no Norte do Rio Grande do Sul, podem ser avistadas até cem baleias por temporada, sendo que a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de outubro são os melhores períodos para observação dos cetáceos.
Considerado o ponto do Brasil com a maior concentração de baleias francas, o litoral de Imbituba registrou, no ano passado, a visita de mais de 170 baleias, inclusive um exemplar albino.
A fim de proteger os cetáceos, no ano 2000 foi definida uma Área de Preservação Ambiental (APA) para a Baleia Franca, que abrange mais de 156 mil hectares da costa centro-sul catarinense. Por isso, para observar as baleias francas é importante seguir algumas regras, pois elas costumam ficar a cerca de 50 metros da praia, como explica a bióloga e diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.
Ao avistar os animais a partir da terra, é recomendado o uso de binóculos e a avistagem em lugares elevados. Já para quem quiser ver os animais mais de perto, existem empresas treinadas e autorizadas a realizar as observações com barcos, que precisam estar registrados na Marinha do Brasil e na APA da Baleia Franca, além de respeitar a legislação de proteção das baleias contra perturbações indevidas.
Características das baleias francas - As fêmeas podem atingir até 17 metros de comprimentos e pesar mais de 60 toneladas. Os machos são menores e não costumam passar de 45 toneladas. O corpo das baleias francas é negro e arredondado, com manchas brancas irregulares no ventre. A característica mais marcante é o conjunto de calosidades no alto e nas laterias da cabeça, geralmente acinzentados ou branco-amarelados. O esguicho de água é bem característico, em forma de "V", e pode atingir até oito metros de altura. A alimentação é feita por filtros e bastante seletiva, composta basicamente por pequenos crustáceos.
Fonte: Engeplus por Vanessa Amando
0 comentários:
Postar um comentário