Tubarões estão sumindo no Oceano Pacífico

Pesca predatória nos arrecifes matou mais de 90% de tubarões, segundo estudo

Por: Lielson Tiozzo, com agências internacionaisFoto/Ilustração: Grafdiving.com
INTERNATUBARAOEXTERMINADO.jpg
As populações de tubarões diminuíram de modo considerável no Oceano Pacífico, em especial perto das zonas altamente povoadas, onde a redução supera os 90%. É o que revela uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia e do Instituto de Oceanografia dos Estados Unidos e também com a participação de pesquisadores da Universidade Simon Fraser do Canadá e da Universidade do Havaí.  



O massacre se intensificou nas últimas três décadas. Segundo os cientistas, nesse período pôde ser verificado um extermínio de 30 a 70 milhões de exemplares por ano em todo o mundo. Esse fenômeno se deve à pesca comercial para atender a demanda asiática pelas nadadeiras dos tubarões. 



É no Pacífico onde se dá a maior matança dos peixes superpredadores, de acordo com o estudo publicado na revista Conservation Biology.  “Estimamos que o número de tubarões diminuiu consideravelmente, em especial, em volta das ilhas altamente povoadas”, afirma cientista Marc Nadon. “A baixa supera os 90% na comparação entre os tubarões que ficam nas proximidades dos arrecifes de coral e os das ilhas afastadas”. 



Para chegar a esses números os cientistas fizeram um censo de modo visual durante seis anos. No total foram feitas 1600 saídas em pequenas embarcações para 46 ilhas diferentes do Pacífico. Com esse método os pesquisadores acreditam ter feito uma contagem bastante eficiente e confiável do número de tubarões nas áreas escolhidas. 



Os resultados deste estudo “ressaltam a importância da vigilância a longo prazo do impacto humano e da biogeografia para compreender como os humanos alteram o oceano”, conclui o pesquisador Nadon.


fonte: Revista Pesca e Companinha

0 comentários:

Postar um comentário