A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza, nos próximos dias 17 e 18 de maio, na sede do Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília, o II Seminário Institucional do projeto Ação para consolidar a transversalidade de gênero nas políticas públicas para pesca e aquicultura do MPA. Na ocasião, a professora Maria do Rosário, coordenadora do projeto, lança o livro Gênero e pesca artesanal, fruto das ações de pesquisa do projeto.
Durante o evento, serão discutidos os resultados do projeto, por meio do qual foram analisados aspectos ligados à saúde, ao trabalho e à alimentação de pescadoras artesanais de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Pará e Santa Catarina. Foram entrevistadas 72 mulheres, e o diagnóstico, entre outros achados, revela a falta de informação sobre os direitos trabalhistas, e as sequelas das más condições de trabalho.
Ao final da apresentação dos resultados, serão debatidas as perspectivas para o futuro das mulheres pesqueiras e possíveis encaminhamentos para a solução dos problemas diagnosticados. Participam do evento representantes do Governo Federal, da ONU Mulher, da Secretaria da Mulher de Pernambuco, de universidades brasileiras e de pescadoras dos cinco estados representados na pesquisa, além de outras autoridades e pessoas interessadas.
fonte: http://www.ufrpe.br
0 comentários:
Postar um comentário