A historia do navio fantasma nazista.

0 comentários


Quase 60 anos após o naufrágio, o Steuben, navio alemão da Segunda Guerra Mundial é encontrado

Christoph Gerigk
Navio alemão Steuben, afundado na Segunda Guerra
Nesta imagem feita por um sonar, vemos o navio Steuben, achado em abril de 2003, deitado de lado, a 72 metros de profundidade
Quando a Segunda Guerra Mundial já chegava ao fim, o Exército soviético invadiu a Prússia Oriental. Cerca de 5,2 mil alemães, entre refugiados e soldados feridos, estavam a bordo do Steuben. Atingido por um submarino, o navio afundou nas águas geladas do Báltico, em uma das tragédias marítimas mais mortais da história. Eis, a seguir, como tudo aconteceu.

Navio com 40 mil toneladas de mármore afunda no litoral do Ceará

0 comentários


Empresa está endividada e navio estava impossibilitado de navegar.
Navio começou a afundar na noite de quarta-feira (27).

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares 


O navio mercante Seawind, ancorado há 11 meses em Fortaleza, afundou completamente na manhã desta sexta-feira (29). O navio tinha uma carga de 40 mil toneladas de granito e uma das hipóteses que levou o navio a afundar, de acordo com a Capitania dos Portos, é o excesso de carga.

Lobo marinho é encontrado vivo em praia de Itanhaém, SP

0 comentários


Animal estava debilitado e cansado, possivelmente por conta da migração.

Centro de Reabilitação de Animais do Mar foi chamado para o resgate.

Lobo marinho encontrado em Itanhaém, SP (Foto: Adilson Muniz/Guarda Municipal de Itanhaém)

Um lobo marinho macho foi encontrado na praia do Suarão, em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na noite desta sexta-feira (29). Segundo o sub-comandante da Guarda Municipal, Adilson Muniz da Silva, o animal estava bastante debilitado e cansado, possivelmente por causa da migração para fugir do inverno na região sul. (Foto: Adilson Muniz/Guarda Municipal de Itanhaém)

Mordida de tubarão

0 comentários



Uma criança de seis anos precisou levar 140 pontos após ataque

Imagem
Imagem: Imagem Ilustrativa | Getty Images por Chatrin O Rockerz
Uma criança de seis anos precisou levar 140 pontos após ser mordida na coxa por um tubarão, em Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Audrea Daniel estava a cerca de cinco metros de distância, observando a filha brincar em sua prancha no mar. De repente, ela viu um cardume em volta da menina. Logo percebeu que os peixes não estavam brincando com ela, mas tentando fugir de um tubarão que estava perseguindo-os.







Fonte: Extra com informações Expresso

Espetáculo da natureza

0 comentários


Cerca de 10 mil baleias jubarte chegam em julho ao país para se reproduzir

Imagem
Imagem: Reprodução | Instituto Baleia Jubarte por Enrico Marcovaldi
No mês de julho, os brasileiros poderão acompanhar um belo espetáculo preparado pela natureza. Vindas da Antártida, cerca de 10 mil baleias jubarte devem percorrer aproximadamente 4.500km até o Brasil, quando oficialmente terá início a temporada reprodutiva da espécie nos litorais da Bahia e do Espírito Santo. Os estados concentram mais de 90 das baleias jubarte que chegam ao país para se reproduzir e amamentar as crias. Apesar de avistadas com frequência no Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, Abrolhos é o maior berçário de todo o Atlântico Sul Ocidental. Ao retornarem para a área de alimentação na Antártida, em novembro, parte delas já irá acompanhada do filhote.

Pescadores de Luis Correia comemoram o dia de seu padroeiro

0 comentários


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Luís Correia, realizou nesta sexta-feira (29), procissão marítima em honra a Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro dos pescadores. A festa iniciou no último dia 19, e encerrou hoje às 17:00 horas com a procissão terrestre em seguida Santa Missa.

Pescador não precisará renovar a carteira de RGP, diz Crivella

0 comentários



03peq
O anúncio foi feito durante uma homenagem realizada pela Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), nesta terça- feira (26). O ministro Marcelo Crivella recebeu a Comenda “Café Filho” por sua atuação à frente do Ministério. O evento reuniu autoridades, políticos e representantes de 638 colônias de pescadores.

Noventa e duas pessoas foram agraciadas com a comenda, que traz o nome do ex-presidente reconhecido como o defensor dos pescadores do Canto do Mangue que integram a Colônia de Pescadores Z-4, uma das 80 organizações da pesca artesanal no Rio Grande do Norte.

No evento, Crivella ressaltou que durante as visitas nas colônias sempre recebeu inúmeras reclamações referente à renovação do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) para pescador profissional. Grande parte dos trabalhadores relatou que o processo era longo e demorado. E alguns já deixaram de receber o seguro-defeso por conta desse problema.

Capitania e SEAP realizam primeira operação de fiscalização

0 comentários


Imagem: Proparnaiba
Na manhã desta quarta-feira (27/06), a Capitania dos Portos do Piauí promoveu a primeira operação de fiscalização uma lancha-patrulha adquirida por meio de uma cessão do Ministério da Pesca e Aquicultura, para que o trabalho seja realizado em parceria com a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura.

Ministro Crivella defende menos burocracia para o setor pesqueiro

0 comentários



 Ministro empossa  novos dirigentes do CONAPE
A manifestação do ministro foi realizada durante a posse dos 54 novos dirigentes do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), que terão assento na entidade por 24 meses, no biênio 2012-2014.Na manhã desta terça-feira o ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, criticou, em Brasília, a excessiva morosidade na concessão de licenças ambientais nos estados para o estabelecimento da atividade aquícola, ou seja, o cultivo de pescado.
Com representação paritária da sociedade civil e do governo federal, a entidade é órgão consultivo do ministério e encaminha à pasta reivindicações da pesca artesanal, industrial e esportiva, além da aquicultura. 

Míssil em rede de pesca

0 comentários


Pescador encontra artefato em rede de pesca no litoral de SC

Imagem
Imagem: Reprodução | Bombeiros Voluntários de Penha e Piçarras
Um pescador profissional encontrou um míssil em meio a sua rede de pesca em Penha, cidade localizada no litoral norte de Santa Catarina. O caso - que parece uma clássica história de pescador - aconteceu na quinta-feira.

Adilson Prestine, que estava em uma embarcação que operava na costa norte, procurou a sede dos Bombeiros Voluntários de Penha e Piçarras e entregou o míssil, que veio preso em sua rede em alto mar.

De acordo com as informações do comandante dos bombeiros voluntários Johnny Coelho, o míssil teria cerca de 1,20 m de comprimento e apresenta uma hélice na parte posterior. Ele foi entregue ao Exército Brasileiro. "Já notificamos a Marinha em Itajaí e o 62º Batalhão do Exército de Joinville, onde o material ficará a disposição das Forças Amadas", afirmou Coelho.

O bombeiro voluntário não antecipou, porém, qualquer identificação sobre a origem do artefato.

Fonte: Terra por Fabrício Escandiuzzi

Piratas atacam pescador

0 comentários


Bandidos roubaram o motor do barco de pescador no rio Tocantins

Imagem
Imagem: Imagem Ilustrativa | Getty Images por Roger Kirby
A Polícia Civil, através da equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), já identificou os dois elementos acusados de na manhã dessa sexta-feira (22) terem assaltado o pescador Valtency Alves Barbosa.

Nas investigações, os policiais civis descobriram que os autores do assalto foram Gustavo Costa de Abreu, 20 anos, que é morador do bairro Sol Nascente, e Wallisson Frazão, vulgo “Caçula”, 19 anos, morador de Bonsucesso.

Os policiais já estiveram nas casas dos acusados, mas eles estão foragidos.

Segundo Valtency Alves Barbosa, ele estava pescando quando foi surpreendido por dois elementos, que deram voz de assalto. Gustavo Costa de Abreu, segundo a vítima, era quem portava a arma de fogo usada para ameaçá-la.

Os dois bandidos roubaram o motor do barco de propriedade de Valtency Barbosa, além de R$ 32,00 em espécie.

O motor roubado é da marca Honda, modelo GX-270-TQD, de cor vermelha.

Os dois piratas estão sendo procurados pela polícia, mas até o início da noite desse sábado, ainda não tinham sido localizados.

Fonte: Interjornal por Redação

Redes de pesca fixas

0 comentários


Portaria que liberou o uso é ilegal. Justiça reconheceu a ilegalidade da norma em ação do MPF

Imagem
Imagem: Reprodução | Getty Images por Martyn E. Jones
A Justiça Federal de Criciúma reconheceu, em ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), a ilegalidade da portaria nº 17, de 6 de junho de 2012, editada pela Secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura, do Ministério da Pesca, que liberou a utilização, no litoral sul de Santa Catarina, de âncoras mochas para fixação de redes de emalhar fixas (redes de calão). 

Em março deste ano, o MPF ajuizou ação civil pública (ACP) contra a União, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e as colônias de pescadores Z-16 (Araranguá), Z-20 (Balneário Gaivota), Z-24 (Balneário Arroio do Silva) e Z-33 (Içara), buscando combater o uso, na pesca no litoral sul do estado, da rede de emalhar fixa, que é proibida pela portaria nº 54 do Ibama, editada em 1999. 

Tubarões devoram baleia

0 comentários


Cerca de 100 tubarões foram avistados a poucos metros da areia em uma praia da Austrália

Imagem
Imagem: Reprodução | Vimeo por Rachel Campbell

Você teria coragem de entrar na água infestada de tubarões? Rachel Campbell estava em uma praia na Austrália com um grupo de pessoas, quando viu a carcaça de uma baleia sendo devorada por tubarões. Segundo o site “Mail Online”, ela filmou a cena e, em seguida, caminhou cerca de um quilômetro na praia e entrou na água para surfar.

Pesca sem captura

0 comentários

Ibama pode multar se caracterizada a intenção de pescar durante piracema

Imagem
Imagem: Reprodução | Getty Images por Valdas Zajanckauskas



Ainda que nenhum espécime seja retirado, o ato tendente à pesca na época de reprodução de peixes é ilegal. Esse foi o entendimento da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao dar provimento a recurso especial interposto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

0 comentários



logoconapefinal
Novos conselheiros do CONAPE tomam posse nesta terça-feira
Nesta terça-feira, dia 26 de junho, tomarão posse em Brasília os 54 novos dirigentes do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), que irão representar, de forma paritária, a sociedade civil e o governo federal na entidade. Com a presença do ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, a solenidade de posse será realizada, a partir das 9 horas, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto.
assista ao vivo a posse:http://assiste.serpro.gov.br/conape/
Esta é a quarta renovação do conselho. A nova gestão terá assento na entidade por 24 meses, durante o biênio 2012-2014. O CONAPE, que representa as bases do setor pesqueiro nacional, presta consultoria e encaminha reivindicações ao Ministério da Pesca e Aquicultura. As eleições dos representantes da sociedade civil foram realizadas no último mês de maio. A principal novidade foi a eleição, pela primeira vez, de um representante da pesca amadora. Este representante é Hélcio Honda, da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE), entidade de São Paulo, segundo a secretária-executiva do conselho, Roseli Zerbinato. O CONAPE antes contava apenas com representantes da pesca artesanal e industrial, além da aquicultura.
O Diário da União desta segunda-feira (25) publicou portaria designando os representantes titulares e suplentes que comporão o 4º mandato do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca. Abaixo, a relação completa dos novos membros da entidade.

Tubarão protegido na Venezuela

0 comentários



Proibição do corte de barbatanas dos tubarões

Imagem
Imagem: Reprodução | Boas Notícias (PT)
A Venezuela adotou, recentemente, uma série de medidas destinadas a proteger os tubarões nas suas águas. Entre estas medidas estão a proibição da pesca comercial destes animais numa área de 3.730 quilômetros quadrados no Mar das Caraíbas e da prática de corte das barbatanas dos tubarões, que depois são devolvidos ao mar para morrer.

Pesca Responsável no RS

0 comentários



Nema realiza a 2º evento para o público dos pescadores artesanais e industriais das frotas que atuam no RS

Imagem
Imagem: Reprodução | Nema - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental
Tendo como público-alvo os pescadores artesanais e industriais das frotas que atuam no Rio Grande do Sul, será realizada, de 26 a 28 deste mês, em Rio Grande, a 2ª Semana da Pesca Responsável. Trata-se de uma atividade do Projeto Pescadores por Natureza: Caracterização, Monitoramento e Qualificação das Pescarias de Arrasto no Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O evento, que terá apoio da Superintendência do Porto de Rio Grande, ocorrerá na Sala do Pescador, no
 armazém A-5 do Porto Velho.

Essa é a segunda edição da atividade, iniciada no ano passado e realizada na semana em que é comemorado o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Conforme Juliana Barros, bióloga do Nema, a proposta do evento é valorizar os pescadores e a pesca e também promover a reflexão sobre a importância da prática da pesca responsável. A programação do evento inclui palestras, reuniões, ações de educação ambiental e exposição de fotos do projeto e da rotina dos pescadores. Além disso, serão proporcionados aos participantes serviços como verificação de pressão, testes de glicemia e visão, mais corte de cabelo e assistência jurídica gratuita.

Na quarta-feira, integrando a programação da Semana da Pesca Responsável, haverá reunião extraordinária do Fórum da Lagoa dos Patos no local. Neste encontro, serão apresentados os resultados do projeto do Nema sobre a caracterização dos pescadores e da pesca artesanal de arrasto de camarão.

Fonte: Jornal Agora por Carmem Ziebell

Carteira profissional

0 comentários



Crea/SE se recusou a emitir o registro profissional de egressos do curso de engenharia de pesca da UFS

ImagemImagem: Imagem Ilustrativa | Getty Images por Mary Gober

O Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em Sergipe (PRDC/SE), está processando o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Sergipe (Crea/SE). A entidade se recusou ilegalmente a emitir o registro profissional de egressos do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Sabikis

0 comentários



"Chicotes" especiais não são tão famosos à toa

Imagem
Imagem: Sugoi Big Fish | Portal
Os Sabikis, chicotes montados com pequenos anzóis adernados com penachos, miçangas, iscas plásticas, entre outros, não são tão famosos à toa.

Seu uso é muito produtivo na captura de pequenos peixes para isca em pesqueiros, no mar e em represas. 

Na pesca de praia se mostrou muito eficiente na pesca de Pampos, Robalos, Carapaus, Betaras, e muitos outros. 

Matérias recentes de revistas do gênero comprovam tal eficiência.



Boca de baleias

0 comentários



Descoberta como coordenam os músculos e ossos da mandíbula para abocanhar quantidades enormes de alimentos

Imagem
Imagem: Reprodução | Instituto Smithsonian/PA Wire por Carl Buell
Os cientistas do Instituto Smithsonian de Washington descobriram um órgão presente na mandíbula da baleia que, segundo eles, liga os músculos e ossos ao cérebro e possibilita que a baleia abra a boca e engula grandes quantidades de pequenos animais em pouco tempo.

Uma baleia azul, por exemplo, consegue abocanhar de uma vez até 100 toneladas de água cheia de krill, um micro crustáceo parecido com o camarão, em apenas dez segundos.

Pesca para consumo ilegal

0 comentários



Detido por pesca ilegal em Represa de Taiaçupeba (SP)

Imagem
Imagem: Reprodução | O Diário de Mogi por Laércio Ribeiro
Na noite de 21 de junho, o pedreiro Márcio José Marcondes, de 52 anos, casado e pai de três filhos, que reside no Bairro 9 de Julho, no Distrito de Jundiapeba, foi dormir em casa, mas com R$ 600,00 a menos na sua poupança e ainda preocupado por ter que pagar uma multa de R$ 10 mil por crime ambiental.

No começo da manhã, Márcio foi preso pelos cabos Xavier e Soares, além do soldado Moraes, da Polícia Ambiental, por pesca ilegal na Represa de Taiaçupeba, bem perto de sua residência.

Peixe aterroriza o Canadá!

0 comentários



A espécie, que lembra uma mistura de peixe com cobra, está assustando moradores

Imagem
Imagem: Reprodução | plusbellemeterre.com
Uma espécie de peixe monstro, chamado carinhosamente de fishzilla (mistura de peixe com Godzilla), está dando o que falar no Canadá.

O bicho, que é de origem asiática, está matando muita gente de susto e também causando nos ecossistemas locais.

Tudo porque o peixão, que parece ser uma mistura de cobra, devora quase qualquer coisa, graças a seus dentes afiados. Por isso, ele anda comendo o alimento de outros animais.

Outra característica assustadora do bichão é que ele consegue sobreviver por até alguns dias fora da água. Ele até se locomove em terra!

Empresa de beneficiamento de tilápia será implanta em Paulo Afonso

0 comentários


Fonte: Pan notícicas

Segundo o presidente da Pescanova Brasil, Roman Fernandes afirmou que o município de Paulo Afonso tem um grande potencial e uma ótima estrutura para beneficiamento de tilápia e que varias pesquisas foram feitas no intuito de avaliar a atuação da empresa na cidade. Roman também destacou o empenho do prefeito Anilton Bastos em trazer a empresa para Paulo Afonso dando total garantia e incentivos para sua instalação. O valor previsto para o empreendimento em Paulo Afonso será de 40 milhões de reais, e a geração de aproximadamente 500 empregos.


O prefeito Anilton Bastos (PDT) disse que a instalação dessa indústria vai ser um ponto muito positivo para Paulo Afonso; “nós estamos muito otimistas de que esse projeto que vai impulsionar a economia da cidade através da geração de emprego e renda.Anilton Bastos finalizou dizendo que o município está vivendo um grande momento com conquistas memoráveis.
Fonte: Rádio Bahia Nordeste ** // RBNoticias

Morador pesca carpa de 9 kg em lago de parque em Tietê, SP

0 comentários



Além de carpas, também é possível pescar tilápias no local. O lago fica no parque ecológico Cornélio Pires e a pescaria é gratuita.

Gonçalves mostra orgulhoso a carpa de 9 kg que pescou no lago do parque. (Foto: Divulgação)
Gonçalves mostra orgulhoso a carpa de 9 kg que
pescou no lago do parque. (Foto: Divulgação)
Um morador de Tietê (SP) conseguiu pescar uma carpa de nove quilos em um lago da cidade. José Márcio Gonçalves trabalha no período da tarde e sempre aproveita as manhãs para pescar em um dos quatro lagos do Parque Ecológico Cornélio Pires.
Gonçalves, que adora pescar, sempre carrega seus equipamentos. Ele conta que, além da paciência, precisa de equipamento adequado para esse tipo de peixe e sempre leva varias opções de varas, linhas especiais e iscas.
O pescador por lazer diz que não é sempre que se tem sorte. "Tem dia que é do pescador, aí a gente pega peixe grande. Quando o dia é da pesca, o negócio é alimentar os peixes com a comida que levamos". Gonçalves explica que é possível pescar carpas e, também, tilápias no lago, que chegam a pesar até três quilos.

Austrália busca sobreviventes de naufrágio no Oceano Índico

0 comentários



Embarcação tinha 200 passageiros, maioria era de refugiados afegãos. Cerca de 90 pessoas ainda estão desaparecidas.


Da AFP

As autoridades australianas realizavam neste sábado (23) os últimos esforços para buscar as cerca de 90 pessoas ainda desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação de refugiados na última quinta-feira (21) em frente à costa da Ilha de Christmas.

Austrália busca vítimas de naufrágio (Foto: Channel Seven/Sky News / AFP)
Cerca de 200 passageiros estavam na embarcação; 109 pessoas foram resgatadas (Foto: Channel Seven/Sky

Aquicultura é prioridade em três grandes continentes, diz diretor da FAO

0 comentários



seminario4peqAmérica Latina, Ásia e África estabeleceram que a aquicultura deve ser a grande área de trabalho da FAO, nos próximos anos

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, José Graziano da Silva mediou na tarde desta quinta-feira (21), o Seminário Segurança Alimentar e Nutricional promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, no âmbito da Rio+20.

Cordão humano em Lisboa pede fim da sobrepesca

0 comentários



387988_rsz_jaime_silva_ministro_da_agricultura_e_pescas.jpg
Foto: Virgílio Rodrigues

A LPN lembrou a importância de alterar hábitos de consumo

Um cordão humano em forma de peixe vai formar-se neste neste sábado em frente ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, para pedir às entidades políticas para “acabarem com a sobrepesca ou a pesca acabará”, no âmbito das Semanas Europeias do Peixe.

Alexandra Cunha, presidente da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), uma das entidades organizadoras, sublinhou que falar das pescas é falar da “saúde dos oceanos que, no fundo, é a nossa própria.” 

Pescadores piauienses participam de caravana nacional em Brasília.

0 comentários


Imagem: arquivo Google
Cerca de dois mil pescadores artesanais representando dezoito estados brasileiros estiveram reunidos na semana passada em Brasília para entregar à presidente Dilma Roussef e ao ministro da Pesca, Marcelo Crivela, um documento propondo o reconhecimento do direito ao território das comunidades tradicionais pesqueiras e que segundo as lideranças do movimento constituem patrimônio cultural material e imaterial sujeito à salvaguarda e promoção bem como o procedimento para a sua identificação, delimitação, demarcação e titulação.

Garra de camarão

0 comentários


Estrutura de garra do camarão mantis é leve e resistente a impactos e pode ser incorporada em carros e aviões

ImagemImagem: Reprodução | Nanyang Technological University por Silke Baron
Armaduras militares, veículos e mesmo aviões poderiam ficar mais leves e resistentes se incorporassem a estrutura original das garras do camarão mantis. Isso porque, segundo cientistas, elas contêm uma estrutura que harmoniza os dois ítens. A descoberta da Universidade da Califórnia em conjunto com a Faculdade de Engenharia Bourns foi divulgada nesta quinta-feira (7), na revista “Science”.

O crustáceo de 4 polegadas de comprimento é encontrado em águas tropicais e tem um poder de aceleração 

mais rápido que uma bala calibre 22. Seus golpes repetidos podem destruir conchas de moluscos e exoesqueletos de caranguejos, mesmo sendo estruturas resistentes a impactos.

Fitoplâncton no ártico

0 comentários



Pela 1ª vez, fitoplâncton é encontrado sob gelo ártico

Imagem
Imagem: Reprodução | Reuters por Kathryn Hansen
Uma equipe de biólogos e oceanógrafos perfuraram o gelo ártico no mar de Chukchi e encontraram águas ricas em fitoplâncton. Mais: em quantidades superiores a qualquer outra região da Terra.

O fitoplâncton é o componente básico da cadeia marinha alimentar. Até então se pensava que ele era formado no oceano ártico somente depois de o gelo derreter durante o verão.

Os cientistas agora consideram que o gelo do Ártico, mais fino, está permitindo que os raios do sol cheguem até as águas debaixo do mar de gelo, fazendo com que o fitoplâncton se reproduza na região onde nunca havia sido registrado antes.

Fonte: Folha.com com informações da Reuters

Peixe na merenda escolar

0 comentários


Universidade cria alternativa com cadeia produtiva de peixe pouco consumido

Imagem
Imagem: Reprodução | Portal Guaratiba
Uma experiência de pesquisa científica e inovação produtiva da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), no Rio Grande do Sul, que viabiliza a pesca não predatória de anchoíta e sua produção industrial em enlatados para consumo humano, está em exposição no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O peixe tem propriedades nutritivas semelhantes às da sardinha, sendo recomendado por causa do baixo teor de sódio e de gordura, além de altos níveis de ômega 3 e ômega 6.

Fazenda de pescado no Piauí tem crescimento de mais de 500% ao ano

0 comentários



Em 2005, o piscicultor Benedito Soares produzia 800 quilos de tambaqui e deve fechar 2012 com 30 toneladas de pescado

Emanuela Pinto e Antônia Pessoa

Misael Martins
BAIXAR IMAGEMAMPLIAR IMAGEMAmpliar imagem
O piscicultor Benedito Soares comemora o cresicmento da produção de pescado da Fazenda Cachoeira
 Em 2005, trabalhando sozinho, o piscicultor piauiense Benedito Soares Silva, natural de Demerval Lobão, município localizado a 30 quilômetros ao norte de Teresina, conseguiu produzir, em uma lagoa da Fazenda Cachoeira, oitocentos quilos de peixe da espécie tambaqui.

Em 2008, o piscicultor passou a criar os peixes em tanques-rede, e conseguiu produzir, naquele ano, oito toneladas. Em 2009, o número passou para doze e em 2011 atingiu as dezessete toneladas.

Atualmente, a Fazenda Cachoeira já possui nove tanques em funcionamento. A expectativa do produtor, que ainda segue trabalhando sozinho, é de que sua fazenda produza trinta toneladas de tambaqui este ano.