Seminário aponta para uma estatística pesqueira no Tocantins



Ações do documento
Arquivo de imagens da FAO
Seminário aponta para uma estatística pesqueira no Tocantins
Palmas sediará no dia 26 de junho o seminário “Subsídios para uma Estatística Pesqueira Consolidada no Estado do Tocantins”. O evento vai procurar sensibilizar as instituições que atuam na pesca dentro do estado sobre a importância de manter uma base de dados pesqueiros. Atualmente esse banco não existe.


“Infelizmente, a estatística pesqueira nacional retrocedeu e não responde às demandas de pescadores e empresas do setor”, coloca o pesquisador Adriano Prysthon, da Embrapa Pesca e Aquicultura, instituição que, ao lado da Superintendência da Pesca e Aquicultura do Tocantins e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), promovem o seminário.



Entre as aplicações possíveis desses dados, de acordo com Prysthon, é saber quanto a atividade pesqueira deixa de produzir no caso de interdição da atividade. Tal fato ocorreu no início de junho no lago do Lajeado que banha a cidade de Palmas, interditado por causa da presença de algas tóxicas.



O evento terá palestras sobre fundamentos para a gestão pesqueira, pesca indígena no Parque Nacional do Araguaia, monitoramento pesqueiro no Pantanal e importância de uma estatística pesqueira consolidada e contínua. Ao fim, serão formados grupos de trabalho e deliberados encaminhamentos voltados às demandas do estado.



“É muito importante a participação de todos que trabalham com pesca no Tocantins e a participação é franca”, convida Prysthon ressaltando que as inscrições serão feitas no local.



O seminário será realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), quadra 402 Norte, Av. Teotônio Segurado, cj. 1 lotes 1 e 2, terá início às 8h30 e terminará às 17h30.



Fábio Reynol
jornalista
MTb 30.269/SP



Mais informações:
sac.cnpasa@embrapa.br
(63)3218-2933

0 comentários:

Postar um comentário